-
Arquitetos: arqaz arquitectura, t-unoauno
- Ano: 2020
-
Fotografias:Zaickz Moz
-
Fabricantes: Novaceramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Restaurante Meloso surge como resposta ao terremoto ocorrido na Cidade do México em 19 de Setembro de 2017. O projeto está localizado na cidade de San Luis Tlaxialtemalco, é uma cidade originária da Cidade do México que ainda conserva vestígios do período pré-hispânico, como o cultivo em "chinampas" (jardins flutuantes).
Esta cidade, e de forma geral o município de Xochimilco, estavam entre os mais afetados pelo terremoto, e a reconstrução feita pelo governo e algumas fundações é um ataque contra a memória, uma paisagem substituta, uma supressão do local pelo que é alheio ao contexto, que deixa de lado em seu projeto a identidade arquitetônica e o modo de vida dos habitantes, associados com suas formas de produção e seu tecido social que se consolidou durante décadas através de seus festivais patronais e da convivência nos pátios e nos fornos a lenha, impondo um modelo de moradia genérico que não leva em conta seu contexto sociocultural e fratura os costumes que dão identidade ao povo.
O mobiliário é uma homenagem à forma festiva de se sentar, que consiste na colocação de tábuas de madeira sobre apoios simples.
A proposta do Meloso surge desta reflexão, e é por isso que ela retoma gestos da arquitetura vernacular local e retoma em sua tectônica o uso de paredes amplas de barro que compõem a matéria prima principal da intervenção, dando uma segunda leitura aos materiais e suas possibilidades de construção a partir da criação de um caráter contemporâneo que não abre mão da atemporalidade.
Um lugar que busca o silêncio e para reduzir seu desenho ao mínimo, ao uso repetitivo e um tanto obsessivo de materiais para fazer, assim, uma síntese da simplicidade.